Fisioterapia motora, o que é?


fisioterapia-motora

A fisioterapia é a parte da ciência responsável pelos movimentos do corpo. Assim, está diretamente ligada a tratamento, prevenção e cuidado com o corpo humano e seus movimentos em perfeito funcionamento. A fisioterapia motora, por sua vez, utiliza técnicas que envolvem o corpo como um todo, de forma manual ou com exercícios específicos, para que haja o estímulo correto de todos os movimentos e sistemas corporais de cada paciente, caso a caso. A fisioterapia ou reabilitação motora está ligada com a correção da postura ou qualquer alteração física que esteja gerando dores crônicas ou agudas no paciente. A fisioterapia também trará benefícios àqueles que sintam fraqueza muscular, sensibilidade ou dormência ou piora dos movimentos de uma parte ou de todo o corpo.


A fisioterapia estabelece a reabilitação funcional através de exercícios e alongamentos que estimulam a mobilidade, isso acontece para que haja mais força muscular, equilíbrio e tonificação de modo que o plano de ação é definido de acordo com a queixa e a necessidade de cada paciente. Os paciente podem se beneficiar em diversas questões como: - alterações de postura - escoliose - lordose - cifose - entorses - luxações - pós operatório - lesões - dores nos ossos - dores musculares - dores nos tendões ou ligamentos - dores nas articulações e cartilagens

- pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção


Reabilitação, prevenção ou pós-lesão? A fisioterapia motora aplicada na Clínica Fipi, em Maceió, atende esses três nichos de maneira que cada demanda de cada paciente pode ser atendida com precisão. Pacientes idosos, esportistas e trabalhadores que façam movimentos repetitivos devem se beneficiar com a fisioterapia motora preventiva. Os movimentos perdidos com o tempo, no caso dos idosos ou distúrbios por lesões repetitivas, como a LER, no caso de trabalhadores que se encaixam nessa situação ou para esportistas que querem prevenir-se de lesões decorrentes de seu esporte devem procurar os corpo clínico de fisioterapeutas na Clínica fipi em Maceió para fortalecimento de seus sistema musculoesqueléticos.

Em situações em que a lesão já tenha ocorrido, é possível buscar ajuda especializada dos fisioterapeutas para aplicação do método da fisioterapia motora reabilitativa para minimizar as sequelas e para proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente que está tentando voltar a ter seus movimentos como antes.

Já a fisioterapia motora pós-operatória é indicada para situações em que o paciente pós cirúrgico se preocupe em não perder movimentos enquanto está imobilizado e se recupera do procedimento feito em seu corpo. Nesse caso, o médico ortopedista deve acompanhar o paciente e indicar sua fisioterapia para acompanhar a evolução do caso. Nestes casos a fisioterapia motora estimula o local operado para minimizar os riscos de fraqueza muscular e hipotrofia, essenciais para uma boa recuperação do paciente.


É muito importante que a equipe esteja preparada para receber todos os tipos de pacientes, respeitando e entendendo os limites de cada um - além das indicações do ortopedista que o acompanha, se for o caso. A reabilitação ou prevenção dos pacientes é o foco desta especialidade ligada à fisioterapia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, minimizando dores e desconfortos. É importante lembrar que a conduta estabelecida deve ser humanizada e individual, de modo que o paciente sinta-se acolhido e compreenda o processo do tratamento.

Fisioterapia motora na Clínica fipi, em Maceió

Na Clínica fipi, em Maceió, a equipe médica tem expertise para aplicação dos métodos mais modernos de fisioterapia motora visando o bem estar do paciente para: - resistência muscular - autonomia funcional - desenvolvimento da flexibilidade - reeducação postural - minimizar ou eliminar dores crônicas - minimizar ou eliminar dores agudas - recuperação da força - consciência corporal dentre tantos outros procedimentos disponíveis e assegurados pela melhor equipe de fisioterapeutas em Maceió. Agende sua consulta para entender como a fipi te ajuda a viver melhor.